segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Mirabilia Regnum


Assim se chama a via de escalada que equipei e abri em solitário na serra do Marão, ainda recentemente. O nome não é mais do que a tradução para latim de “Reino Maravilhoso”, título do conhecido texto do escritor e poeta transmontano, Miguel Torga, que de uma forma singela quis homenagear.
Foram necessários oito dias de um árduo trabalho de limpeza e equipamento do itinerário projectado numa imponente parede de xisto, distribuídos ao longo de quatro semanas, para, no final, criar uma via de escalada com 120 metros de trajecto e 100 de desnível.
Situada relativamente próximo da N. S.ª da Serra, numa daquelas “muralhas” que majestosamente se erguem no alto do Marão, virada a nordeste, esta via proporciona um ambiente verdadeiramente alpino, não só pela sensação de aéreo que desperta desde o “cimo de Portugal”, como dizia Torga, como também pelas vistas magníficas sobre o “Reino”, que são de cortar a respiração.
Esta via, uma das maiores da região, reúne condições para proporcionar um bom treino para a escalada em big-wall, recomendável para os escaladores que pretendam atacar maiores desafios.
Para acederem a um vídeo que eu próprio realizei, que inclui uma breve apresentação de alguns dos momentos do trabalho de empreitada desenvolvido ao longo dos dias em que estive suspenso na parede, bem como a abertura da via, "clicar" AQUI. Para os escaladores interessados em obter informação acerca dos acessos à via, assim como da sua descrição, "clicar" AQUI.


7 comentários:

Sérgio Duarte disse...

Olá Rui parabéns pela ousadia e por nos ofereceres mais uma possibilidade de escalar em Portugal, ainda para mais a norte que dá tanto jeito!

Escalo muitas vezes na serra de Passos - Mirandela, confesso que desconhecia esta zona, mas fiquei curioso :)
Boas escaladas

Daniela Teixeira disse...

Venham mais vias!!!!
Parabéns. Estou como o Sérgio, desconhecendo a zona, fiquei curiosa :)

Daniela

Anónimo disse...

Parabéns pela nova via!
É sempre bom ver malta a explorar novos territórios.
Já agora, que técnica usaste para escalar em solitário? No video não me pareceu que a corda saisse da mochila. Apenas por curiosidade...

Abraço.

Paulo Roxo

A disse...

Repeti a via ontem pelo 6c+.
Parabéns! É uma via fenomenal, impecavelmente equipada com distância e protecção adequada à dificuldade, sempre colocada em boas posições.

Tem de fazer parte do currículo de qualquer escalador em Portugal.

Mais uma vez, parabéns!

Viajante Clandestino disse...

Ó pessoal, peço desculpa por só agora responder, tarde e a más horas, a algumas das vossas questões, dúvidas ou mesmo felicitações. É que além de ter deixado de ser regular na manutenção do meu blogue, não tenho por hábito ver as mensagens antigas. Aliás, na página principal só mantenho um texto/artigo, por sinal o mais recente. Os outros estão remetidos para a coluna da cronologia. Chego mesmo a esquecer-me de que ele existe!
Começo então por agradecer as felicitações, sentindo-me muito honrado e feliz por saber que outros camaradas têm visitado as minhas/vossas vias.
Tenho mais projectos para a zona, mas preciso de mais tempo... e mais "tempo(€)"!
Os meus últimos anos têm sido feitos de escaladas em solitário, não por capricho ou exibicionismos, mas simplesmente porque não tenho companheiro(a) (de confiança) que alinhe comigo em aventuras. Talvez por eu ser um pouco "atravessado"!
Respondendo ao Paulo Roxo (camarada cujo o percurso de montanha vou mais ou menos acompanhando, e que me faz inveja!), a corda sai efectivamente da mochila. Como bloqueador utilizo um Gri-Gri adaptado, e nas reuniões uma placa dissipadora Kisa Kong.
Quanto à Daniela Teixeira, que mais dizer senão que me sinto lisonjeado por ser contactado pela melhor alpinista portuguesa e seguramente uma das melhores dos arredores!
Obrigado também ao Sérgio e anónimos.
Deixo o meu contacto para caso de me quererem contactar ou marcar um encontro. Disponham. 936684701

Um abraço

esquilovaz disse...

Só tomei conhecimento agora do feito! Parabéns também aqui dos Açoreanos da ilha Terceira! Venham mais!

Paulo Vaz

Unknown disse...

Fiz hoje a via, e não posso deixar de dar os parabéns ao equipador, não só pela escolha do local e pela diversão que a via proporciona, mas também pela forma excelente como está equipada.

Abraço.